Você sabia que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS),um a cada cinco casais tem ou terão problemas de fertilidade? Outra tendência que também pode aumentar essa estimativa é revelada pelo IBGE: mulheres brasileiras estão se tornando mães cada vez mais tarde, entretanto, o fator idade é decisivo para a mulher que deseja engravidar.
Atualmente, a taxa de infertilidade conjugal é em torno de 20% e a fecundidade no Brasil tem caído a cada ano, sendo 1.87, ou seja, menos de 2 bebês para cada casal. Os principais motivos são questões sociais e financeiras.
Com essas decisões de terem menos filhos e mais tarde, o aumento na procura por clínicas de reprodução humana tem aumentado. A cada levantamento do IBGE é possível verificar que a primeira gravidez das brasileiras está cada vez mais tardia.
A pergunta mais frequente, principalmente, nos fóruns de mulheres que sonham em ser mães é: “Quando devo procurar um especialista?” Se a tentativa passou de 1 ano e o casal tem menos de 35 anos, esse é o momento. No caso de casais acima de 35 anos, o período é de 6 meses. E é importante ressaltar que o profissional que lida com a reprodução assistida é especializado na área e o casal deve procurar juntos pelo mesmo especialista e assim encontrarão o melhor tratamento.
A união faz a diferença nessa batalha. Agindo em conjunto, o casal se fortalece e auxilia um ao outro nos momentos de desânimo, aumentando as chances de sucesso e trazendo conforto ao longo da trajetória para terem seu bebê.