A infertilidade pode ser um sintoma de vários problemas de saúde!
Existem doenças que servem de alerta, pois, podem estar associadas com a dificuldade de engravidar. Por exemplo, pacientes que apresentam irregularidade menstrual, ou seja, que menstruam com espaço superior a 35/40 dias, podem ser diagnosticadas por exemplo, com alterações na tireoide ou ovários policísticos.
Além da irregularidade na menstruação, outro sinal de alerta são cólica menstruais que pioram com o passar do tempo, pois podem ser um alerta para que se pesquise endometriose, doença que causa infertilidade.
Outro exemplo são os ciclos extremamente volumosos, que podem ser sinal de mioma, tumor benigno que, dependendo da localização, leva a dificuldade de gestar.
As oscilações das menstruações, por exemplo, uma mulher que tinha o ciclo regular de 28 dias e ele começa a ficar mais longo ou mais curto, principalmente se a mulher tiver uma idade mais avançada, pode significar que os ovários têm poucos óvulos, e começaram a “falhar”, não produzindo hormônios adequadamente. Nos casos de mulheres jovens, com estes mesmos sintomas, e principalmente se tiverem antecedente familiar de menopausa precoce, devem procurar auxílio médico o mais breve possível, se ainda não tiverem filhos.
Por isso, é muito importante que a mulher se observe. Estar atenta ao seu ciclo menstrual e ao seu corpo e frente a qualquer mudança como cólica, dor na hora da relação sexual, aumento de pelo no corpo, irregularidade menstrual, a paciente deve precocemente buscar um ginecologista mesmo que não esteja buscando gravidez. Essas doenças quanto mais cedo forem diagnosticadas e tratadas, menor será a chance de problemas futuros.