Menopausa

O que é menopausa?

 

A menopausa é o momento na vida de uma mulher em que ela para de menstruar. Nesse momento, seus ovários param de liberar óvulos e param de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. A menopausa geralmente ocorre entre as idades de 45 e 55 anos. A idade média é 51.

Como saber se estou na menopausa?

A maioria das mulheres começam a se perguntar sobre a menopausa quando seus períodos começam a mudar. Se você está passando pela menopausa, você pode:

  • Ter períodos mais ou menos frequentes do que o habitual (por exemplo, a cada 5 a 6 semanas ao invés de 4); 
  • Ter sangramento que dura menos dias do que antes;
  • Pular 1 ou mais períodos; 
  • Ter sintomas da menopausa, como ondas de calor ou depressão; 

Se seu útero foi removido, mas você ainda tem seus ovários, pode ser difícil dizer quando você está passando pela menopausa. Ainda assim, as mulheres que não têm útero podem ter sintomas da menopausa. Se seus ovários foram removidos antes da idade normal da menopausa, você teve o que os médicos chamam de "menopausa cirúrgica". Isso significa apenas que você passou por isso cedo, porque seus ovários foram removidos.

Quais são os sintomas da menopausa?

Algumas mulheres passam pela menopausa sem sintomas. Mas a maioria tem um ou mais destes sintomas:

  • Ondas de calor– As ondas de calor parecem uma onda de calor que começa no peito e no rosto e depois se move pelo corpo. As ondas de calor geralmente começam a acontecer antes de você parar de menstruar.
  • Suores noturnos– Quando as ondas de calor ocorrem durante o sono, elas são chamadas de “suores noturnos”. Eles podem dificultar uma boa noite de sono.
  • Problemas de sono– Durante a transição para a menopausa, algumas mulheres têm dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo. Isso pode acontecer mesmo se os suores noturnos não forem um problema.
  • Secura vaginal– A menopausa pode fazer com que a vagina e os tecidos próximos à vagina fiquem secos e finos. Isso geralmente começa alguns anos após a menopausa. Pode ser desconfortável ou tornar o sexo doloroso.
  • Depressão– Durante a transição para a menopausa, muitas mulheres começam a apresentar sintomas de depressão ou ansiedade. Isso é especialmente verdade para as mulheres que já estiveram deprimidas antes. Os sintomas de depressão incluem:
  • Tristeza
  • Perda do interesse em fazer as coisas
  • Dormir muito ou pouco
  • Problemas para se concentrar ou lembrar das coisas– Isso pode ser causado pela falta de sono que geralmente acontece na menopausa ou pela falta de estrogênio. Alguns especialistas suspeitam que o estrogênio seja importante para o bom funcionamento do cérebro.

Devo procurar um médico?

Se seus períodos começarem a mudar e você tiver 45 anos ou mais, e não tiver nenhum sintoma que a incomode, você deve procurar seu médico apenas para realizar sua rotina ginecológica. Mas você deve consultar seu médico se tiver sintomas que realmente a incomodam. Por exemplo, se você não conseguir dormir por causa dos suores noturnos, se for difícil trabalhar por causa das ondas de calor ou se se sentir triste e não parecer mais gostar das coisas.

Também deve consultar o seu médico se:

  • Menstruar com mais frequência do que a cada 3 semanas
  • Ter sangramento muito intenso durante o período
  • Ter pequenos sangramentos entre seus períodos
  • Ter passado pela menopausa (ficar 12 meses sem menstruar) e começar a sangrar novamente, mesmo que seja apenas pequenos sangramentos.

Ainda posso engravidar?

Enquanto você ainda estiver menstruando, mesmo que elas não aconteçam com frequência, você pode engravidar. Se você faz sexo e não quer engravidar, use algum método anticoncepcional. Se você ficar um ano sem nenhuma menstruação, provavelmente você não irá mais ficar grávida, porém é interessante realizar uma consulta para fazer dosagens hormonais e assim ter mais certeza do diagnóstico.

Como são tratados os sintomas da menopausa?

Existem tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas.

Os tratamentos para ondas de calor incluem:

  • Hormônios (estrogênio)– O hormônio estrogênio é o tratamento mais eficaz para os sintomas da menopausa. A maioria das mulheres precisam tomar estrogênio com outro hormônio, chamado progesterona. As mulheres que fizeram uma histerectomia (cirurgia para remover o útero) podem tomar estrogênio sozinho. Especialistas acham que esses hormônios são eficazes e seguros para muitas mulheres na faixa dos 40 e 50 anos com sintomas da menopausa. Se você quiser tomar hormônios, pergunte ao seu médico se é uma opção para você. Você não deve tomar hormônios se teve câncer de mama, ataque cardíaco, derrame ou antecedente de trombose.
  • Antidepressivos– Alguns tipos de antidepressivos podem aliviar as ondas de calor e a depressão. Mesmo as mulheres que não estão deprimidas podem levá-los para ajudar com as ondas de calor.
  • Medicamento anticonvulsivante– Um dos medicamentos usados ​​para prevenir convulsões parece ajudar algumas mulheres com ondas de calor, mesmo que não tenham convulsões.

Os tratamentos para a secura vaginal incluem:

  • Estrogênio vaginal– Esta é uma opção para mulheres que têm secura vaginal sem outros sintomas da menopausa. O estrogênio vaginal é qualquer forma de estrogênio que entra diretamente na vagina. Ele vem em cremes, comprimidos ou um anel flexível. O estrogênio vaginal vem em pequenas doses que não aumentam muito os níveis de estrogênio em outras partes do corpo.
  • Outros medicamentos– Na maioria dos casos, os médicos recomendam estrogênio vaginal. Isso porque há mais evidências de que ajuda na secura vaginal em comparação com outros medicamentos. Mas para as mulheres que não querem usar estrogênio vaginal, os médicos podem sugerir 1 destes medicamentos:
  • Ospemifeno(nome comercial: Osphena) é semelhante ao estrogênio, mas não é estrogênio. Ele vem como uma pílula que você toma uma vez por dia. Ajuda a aliviar a secura vaginal causada pela menopausa, mas também pode causar ondas de calor. É uma opção para mulheres que têm dificuldade em usar um medicamento vaginal ou preferem uma pílula. Você não deve tomá-lo se tiver antecedente de trombose.
  • Prasterone (nome comercial: Intrarosa) também é conhecido como DHEA. Ele vem em comprimidos que você insere na vagina uma vez por dia.

 Alguns médicos não estão acostumados a prescrever tratamento hormonal para mulheres que estão na menopausa. Se você sentir que não está recebendo a ajuda de que precisa, pode optar por conversar com um médico diferente, especialista no tratamento da menopausa. 

 Posso tomar algum produto natural para reduzir os sintomas da menopausa?

 O extrato das folhas de amora é conhecido como um fitohormônio que possui efeito semelhante ao estrógeno, atuando no tratamento dos sintomas neurovegetativos relacionados ao climatério como suores noturnos, calores, distúrbios do sono, nervosismo, dores de cabeça, palpitações cardíacas.

extrato de amora possui maior teor de princípio ativo da erva, o que o torna mais eficaz, porém, o chá da amoreira , também tem efeitos positivos contra os sintomas da menopausa.

O que posso fazer para proteger meus ossos?

  • Tomar suplementos de cálcio e vitamina D;
  • Ser ativo (o exercício ajuda a manter os ossos fortes)

 

Pergunte ao seu médico quando você deve começar a fazer a Densitometria Óssea.

Se necessário, seu médico pode prescrever medicamentos para ajudar a manter seus ossos fortes.

Localização