Menopausa no mundo corporativo
A colunista Emma Jacobs da Financial Time , publicou no início do mês uma matéria com o título " It’s time to talk about the menopause " (É hora de falar sobre a menopausa...)  onde observa uma crescente preocupação das empresas com o tema, mas desconfia que seja mais um preconceito etário, vamos falar sobre isso?

 * * * * *

Cansaço, calor, modificação hormonal, alterações no humor, questionamentos sobre si e ressignificações do auto conhecimento!

Tudo isto e muito mais é a rotina de uma mulher no período da menopausa! Porém, o mundo não para neste período e as exigências do mercado corporativo permanecem! Óbvio, as mulheres não querem ser excluídas do mundo neste processo , mas a questão aqui é: Há espaço nas culturas organizacionais para ter empatia e até mesmo usufruir das potencialidades de uma profissional mulher ao longo deste processo? 

Esse tema não deve ser motivo para discriminação no ambiente corporativo, nem tão pouco ignorar esse fenômeno natural que afeta todas as mulheres. Afinal, grande parte das mulheres que estão nessa fase da vida tem cargos de gestão ou qualificação para assumi-los, e sua saída pode prejudicar a diversidade nas empresas e a perda de todo o conhecimento de uma geração.

É primordial para as empresas e também para as mulheres, buscarem soluções e usar todas as ferramentas já disponíveis pela medicina para criar ambientes livres de preconceito e seguros para quem está vivenciamos os sintomas.

Sabemos que pelo menos 75% das mulheres nessa fase, tem algum tipo de sintoma, que vai desde as famosas ondas de calor, insônia até as  alterações de humor.

A preocupação com a saúde e o bem-estar de suas colaboradoras deve ser foco prioritário e que precisa começar a ser discutido nas empresas, retirando qualquer tabu ou preconceito existente.

Abordar o assunto com sensibilidade e respeito pelas organizações, que estejam abertas e capazes de falar e ouvir sobre o que é e os efeitos do climatério/menopausa.

É importante para as mulheres buscarem por conhecimento sobre essa fase, os tratamentos disponíveis para amenizar sintomas que possam influir no cotidiano e assim terem mais saúde e qualidade de vida. 

Agende uma consulta, não precisa passar por isso sozinha.

Localização