Preparo das mamas para a amamentação :
Na prática não há necessidade de cuidados especiais com os bicos durante a gestação, mas é fundamental tirar todas as dúvidas, perder os medos e saber o que você pode fazer, ainda durante a gestação para ajudar no processo do aleitamento materno. Com algumas práticas pode-se diminuir o risco e garantir maior conforto e tranquilidade para amamentar!
Massagem nas mamas:
As massagens nas mamas são simples. Segure a mama com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o mamilo, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento pelo menos cinco vezes, com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo, posicionando uma mão em cima e outra embaixo da mama. As massagens diárias nos seios são indicadas para deixar o mamilo mais saliente para facilitar a sucção de leite pelo bebê.
Banho de sol:
O banho de sol é um dos melhores procedimentos para preparar as mamas. Tome de 10 a 15 minutos de sol nos seios todos os dias. Fique atenta para não causar queimaduras e lembre-se de que o horário ideal é entre 8h e 10h ou após as 16h. Dependendo do seu tipo de pele e da intensidade do sol, você pode aumentar ou diminuir um pouco esse tempo, porém, não abuse. O calor do sol tornará a pele mais resistente, preparando melhor as mamas para o período da amamentação.
Hidratação das mamas:
Os cremes hidratantes podem ser usados nas mamas durante a gestação (exceto nos mamilos), principalmente para evitar o aparecimento de estrias, ajudando na hidratação e melhorando a elasticidade do tecido mamário que, em breve, irá aumentar de volume. Esses cremes hidratantes são aliados eficazes nessa luta, pois também possuem substâncias que ajudam na regeneração da pele. Procure por hidratantes mais naturais, livres de parabenos.
Igualmente importante é a avaliação dos mamilos durante o pré natal. Nas pacientes com mamilos planos ou mesmo invertidos, existem dicas específicas que podem ajudar no preparo à amamentação, minimizando dificuldades após o nascimento do bebê.