Feto mês a mês

O desenvolvimento do bebê com 4 semanas de gestação, é marcado pela formação do tubo neural, que dará origem ao sistema nervoso e cérebro do bebê, e de outras camadas de células responsáveis pelo desenvolvimento dos outros órgãos. Além disso, o embrião encontra-se fixado na parte superior do útero e envolvido pelo saco gestacional, que protege o bebê de infecções ou traumas e é responsável por formar a placenta e a bolsa amniótica, estando presente até aproximadamente a 12ª semana de gestação. 

Nesta fase da gestação, a mulher pode começar a sentir os primeiros sinais da gravidez como cansaço, irritabilidade ou sensibilidade nos seios, que podem ser confundidos com sintomas da TPM. No entanto, algumas mulheres não apresentam nenhum sintoma e o sinal de que está grávida é o atraso na menstruação, que pode ser confirmado com o exame do HCG na urina ou no sangue, pois este hormônio já se encontra elevado nessa fase da gestação.

Na quarta semana da gestação, já se formaram três camadas de células que darão início a todos os órgãos do bebê e que crescem no sentido do comprimento, dando uma forma mais alongada ao embrião. Além disso, o cordão umbilical começa a ser formado e inicia-se o transporte de nutrientes e oxigênio para o embrião.

A camada mais externa de células, a ectoderme, forma o tubo neural, pele, cabelos, unhas e dentes do bebê, e a camada intermediária, conhecida como mesoderme, forma o coração, vasos sanguíneos, ossos, músculos e órgãos reprodutores. Já a camada mais interna de células, a endoderme, vai formar os pulmões, o fígado, a bexiga e o sistema digestivo.

O tubo neural do embrião é responsável pelo desenvolvimento de todo o sistema nervoso e cérebro e, com aproximadamente 27 dias da gestação, que equivale ao penúltimo dia da quarta semana, o bebê já tem a coluna vertebral e medula espinhal formada, desde a cervical até o cóccix. 

Durante essa fase, o saco gestacional pode ser visualizado por ultrassom transvaginal que fica localizado na parte central do útero, medindo de 2 a 3 milímetros de diâmetro, sendo um bom parâmetro para confirmação da gravidez, além do exame de HCG. 

Tamanho do bebê

O tamanho do embrião com 4 semanas de gestação é menor do que 2 milímetros, sendo equivalente ao tamanho de uma semente de papoula. 

Mudanças no corpo da mulher

Na quarta semana de gravidez, podem ocorrer sintomas de cansaço, desânimo, seios doloridos, irritabilidade, vontade de chorar, cólicas, dor de cabeça, sono excessivo e a barriga pode ficar um pouco endurecida. 

Esses sintomas ocorrem devido às alterações hormonais no corpo da mulher e, muitas vezes, podem ser confundidos com a TPM. No entanto, se os sintomas estiverem presentes e a menstruação não vier, deve-se fazer um teste de gravidez. 

Cuidados durante a 4ª semana

A 4ª semana da gestação é um bom momento para iniciar a prática de atividades físicas, como hidroginástica ou caminhada, desde que orientadas e liberadas pelo obstetra, para melhorar o tônus e a força muscular, ajudar o corpo a sustentar a barriga e as mudanças na curvatura da coluna, além de evitar engordar muito durante a gestação.

A alimentação nessa fase deve ser equilibrada e deve-se evitar bebidas alcoólicas e o cigarro, de forma a reduzir o risco de complicações durante a gravidez e para garantir o crescimento saudável do bebê. Também deve-se evitar o uso de medicamentos, exceto os prescritos pelo médico como o suplemento de ácido fólico, por exemplo, que é uma vitamina importante para a formação do tubo neural, de tecidos, do crescimento e desenvolvimento das células do embrião e da placenta.

Principais exames

Assim que a gravidez for confirmada, deve-se marcar uma consulta com o obstetra para confirmar a fase da gestação e esclarecer dúvidas como data provável de nascimento do bebê e os cuidados durante a gestação.

O acompanhamento pré-natal é feito por meio de exames que avaliam e monitoram o desenvolvimento do bebê e a saúde da mamãe. 

Agende sua consulta (14) 3224-2357

16ª Semanas de gestação

O seu bebê já mede 15 cm e pesa 240g. Nesta fase, através de uma ultrassonografia, já é possível saber se é menino ou menina. O corpo do bebê cobre-se de uma espécie de pilosidade, formando na cabeça uma cabeleira provisória.

 

 

Saiba Mais ->16 Semanas de gestação

 

40ª Semanas de gestação

O desenvolvimento do bebê com 40 semanas de gestação, que são 9 meses de gravidez, está completo e ele está pronto para nascer. 

   

Saiba Mais ->40 Semanas de gestação

 

28ª Semanas de gestação

O bebê mede cerca de 35 a  40 cm e pesa cerca de 1000 a 1700g e já começa a ficar rechonchudo e os seus olhos abrem e fecham, apesar de não verem mais que a obscuridade. Os cabelos tornam-se mais abundantes e a sua pele enrugada.
Os 5 sentidos estão bastante apurados e o bebê não está mais do que 1 hora sem se mexer.

  

 

 

Saiba Mais ->28 Semanas de gestação

 

Semana de gestação

Nas primeiras 4 semanas de gravidez, é possível identificar o primeiro sinal: o atraso da menstruação. Logo depois começam os enjoos, as tonturas, o excesso de sono, a fome descontrolada, as cólicas e as variações de humor.

 

Saiba Mais ->4 Semanas de gestação

 

Semana de gestação

No segundo mês de gestação (da 5ª à 8ª semana lunar) o zigoto passa a ser chamado de embrião. É também no segundo mês que a placenta e o cordão umbilical se diferenciam, e a mãe sente os primeiros sintomas da gravidez.

 

Saiba Mais ->8 Semanas de gestação

 

20ª Semana de gestação

O quinto mês de gestação compreende da 17ª à 20ª semana lunar. Nesse período, o bebê tem suas pernas aumentadas, e passa a desenvolver tecido gorduroso embaixo da pele. É no quinto mês que, provavelmente, os pais saberão o sexo do bebê, já que nesse período a genitália se desenvolve bastante.

 

Saiba Mais ->20 Semanas de gestação

 

32ª Semana de gestação

O bebê aumenta consideravelmente de peso, cerca de 800g, ficando com aproximadamente 2,5kg e com 45 a 47 cm de comprimento.
Este aumento de peso corresponde a um confortável panículo adiposo destinado a protegê-lo do frio após o nascimento.

 

 

 

 

Saiba Mais ->32 Semanas de gestação

 

12ª Semana de gestação

No terceiro mês de gestação (da 9ª à 12ª semana lunar) o futuro bebê passa a ser considerado um feto. É também no terceiro mês que o processo de ossificação fetal se inicia; assim como o desenvolvimento da genitália.

 

Saiba Mais ->12 Semanas de gestação

  

24ª Semana de gestação

Mede entre 28 a 30 cm e pesa de 500 a 800g. Já se apercebe da luz, ouve os sons e abre os olhos.
Começa a "exercitar" os músculos, cerrando os punhos e mexendo-se todos os dias.
Possui todos os órgãos necessários à vida e engole 3 a 4 litros de líquido amniótico.

 

Saiba Mais ->24 Semanas de gestação

 

36ª Semana de gestação

No decorrer deste mês, o bebê aumenta todos os dias mais de 30g, pesa em média 3,3kg e mede 50 cm.
O espaço no útero já é reduzido e o seu crescimento é muito mais lento.
O seu crânio ainda não está completamente solidificado, podendo inclusivamente mudar de forma durante o parto.
Assemelha-se bastante ao recém-nascido que vai ser, estando já pronto para o grande acontecimento. 

 

Saiba Mais ->36 Semanas de gestação

 

Localização