O desenvolvimento do bebê com 4 semanas de gestação, é marcado pela formação do tubo neural, que dará origem ao sistema nervoso e cérebro do bebê, e de outras camadas de células responsáveis pelo desenvolvimento dos outros órgãos. Além disso, o embrião encontra-se fixado na parte superior do útero e envolvido pelo saco gestacional, que protege o bebê de infecções ou traumas e é responsável por formar a placenta e a bolsa amniótica, estando presente até aproximadamente a 12ª semana de gestação.
Nesta fase da gestação, a mulher pode começar a sentir os primeiros sinais da gravidez como cansaço, irritabilidade ou sensibilidade nos seios, que podem ser confundidos com sintomas da TPM. No entanto, algumas mulheres não apresentam nenhum sintoma e o sinal de que está grávida é o atraso na menstruação, que pode ser confirmado com o exame do HCG na urina ou no sangue, pois este hormônio já se encontra elevado nessa fase da gestação.
Na quarta semana da gestação, já se formaram três camadas de células que darão início a todos os órgãos do bebê e que crescem no sentido do comprimento, dando uma forma mais alongada ao embrião. Além disso, o cordão umbilical começa a ser formado e inicia-se o transporte de nutrientes e oxigênio para o embrião.
A camada mais externa de células, a ectoderme, forma o tubo neural, pele, cabelos, unhas e dentes do bebê, e a camada intermediária, conhecida como mesoderme, forma o coração, vasos sanguíneos, ossos, músculos e órgãos reprodutores. Já a camada mais interna de células, a endoderme, vai formar os pulmões, o fígado, a bexiga e o sistema digestivo.
O tubo neural do embrião é responsável pelo desenvolvimento de todo o sistema nervoso e cérebro e, com aproximadamente 27 dias da gestação, que equivale ao penúltimo dia da quarta semana, o bebê já tem a coluna vertebral e medula espinhal formada, desde a cervical até o cóccix.
Durante essa fase, o saco gestacional pode ser visualizado por ultrassom transvaginal que fica localizado na parte central do útero, medindo de 2 a 3 milímetros de diâmetro, sendo um bom parâmetro para confirmação da gravidez, além do exame de HCG.
Tamanho do bebê
O tamanho do embrião com 4 semanas de gestação é menor do que 2 milímetros, sendo equivalente ao tamanho de uma semente de papoula.
Mudanças no corpo da mulher
Na quarta semana de gravidez, podem ocorrer sintomas de cansaço, desânimo, seios doloridos, irritabilidade, vontade de chorar, cólicas, dor de cabeça, sono excessivo e a barriga pode ficar um pouco endurecida.
Esses sintomas ocorrem devido às alterações hormonais no corpo da mulher e, muitas vezes, podem ser confundidos com a TPM. No entanto, se os sintomas estiverem presentes e a menstruação não vier, deve-se fazer um teste de gravidez.
Cuidados durante a 4ª semana
A 4ª semana da gestação é um bom momento para iniciar a prática de atividades físicas, como hidroginástica ou caminhada, desde que orientadas e liberadas pelo obstetra, para melhorar o tônus e a força muscular, ajudar o corpo a sustentar a barriga e as mudanças na curvatura da coluna, além de evitar engordar muito durante a gestação.
A alimentação nessa fase deve ser equilibrada e deve-se evitar bebidas alcoólicas e o cigarro, de forma a reduzir o risco de complicações durante a gravidez e para garantir o crescimento saudável do bebê. Também deve-se evitar o uso de medicamentos, exceto os prescritos pelo médico como o suplemento de ácido fólico, por exemplo, que é uma vitamina importante para a formação do tubo neural, de tecidos, do crescimento e desenvolvimento das células do embrião e da placenta.
Principais exames
Assim que a gravidez for confirmada, deve-se marcar uma consulta com o obstetra para confirmar a fase da gestação e esclarecer dúvidas como data provável de nascimento do bebê e os cuidados durante a gestação.
O acompanhamento pré-natal é feito por meio de exames que avaliam e monitoram o desenvolvimento do bebê e a saúde da mamãe.
Agende sua consulta (14) 3224-2357