O desenvolvimento do bebê às 28 semanas de gestação, que são 7 meses de gravidez, é marcado pelo estabelecimento do padrão do sono e vigília. Isto é, a partir desta semana, o bebê já acorda e dorme quando deseja, e tem uma aparência menos enrugada porque começa a acumular gordura debaixo da pele.
Quando o feto nasce com 28 semanas pode sobreviver, no entanto, deve ficar internado no hospital até que os seus pulmões estejam completamente desenvolvidos, permitindo que respire sozinho.
Desenvolvimento do bebê - 28 semanas de gestação
Em relação ao desenvolvimento do bebê, às 28 semanas de gestação, a pele encontra-se menos transparente e mais pálida, devido ao acúmulo de gordura. Além disso, as células cerebrais se multiplicam grandemente, e o bebê começa a reagir à dor, ao tato, ao som e a luz que passa pela barriga da mãe, fazendo com que se mexa mais. Ainda nas 28 semanas de gestação, o feto bebe o líquido amniótico e acumula as fezes no intestino, ajudando a construir o mecônio.
Além disso, na 28ª semana de gestação o bebê conhece reconhecer a voz da mãe e reagir a barulhos fortes e música alta, por exemplo, e o coração já passa a bater num ritmo mais acelerado.
O bebê também já começa a ter ciclos regulares de sono, respiração e deglutição.
Tamanho do feto com 28 semanas de gestação
O tamanho do feto com 28 semanas de gestação é de aproximadamente 36 centímetros da cabeça ao calcanhar e o peso médio é de 1,100 Kg.
Alterações na mulher
Ao sétimo mês, os seios podem vazar colostro e a futura mãe pode ter alguma dificuldade em adormecer. A pressão abdominal está muito aumentada e o aparelho gastrointestinal funciona mais lentamente, por isso a azia ou prisão de ventre algumas vezes acompanhada de hemorroidas podem surgir.