O feto com 32 semanas de gestação, que corresponde aos 8 meses de gravidez, mexe muito pois ainda tem algum espaço no útero, mas à medida que cresce, este espaço diminui e a mãe passará a perceber menos os movimentos do bebê.
Às 32 semanas de gestação, os olhos do feto mantêm-se abertos, movendo-se na direção da luz, quando está acordado, conseguindo também piscar os olhos. Neste período, os ouvidos são a principal ligação do feto com o mundo exterior, sendo que consegue ouvir vários sons.
Desenvolvimento do feto com 32 semanas
O feto com 32 semanas de gestação consegue ouvir sons distintos e não apenas vibrações e o crescimento do cérebro é bem perceptível durante esse período. Além disso, os ossos continuam a ficar mais duros, exceto os do crânio. Nesta fase, as unhas já cresceram o suficiente para chegar às pontas dos dedos.
O líquido amniótico engolido pelo bebê passa pelo estômago e intestinos, e os resíduos desta digestão vão sendo pouco a pouco armazenados no cólon do bebê formando o mecônio, que será as primeiras fezes do bebê.
Às 32 semanas, o bebê já tem a audição mais afinada, uma cor de cabelo definida, o coração bate aproximadamente 150 vezes por minuto e quando ele está acordado os olhos estão abertos, movem-se na direção da luz e conseguem piscar.
Apesar do bebê ter maiores chances de sobreviver fora do útero, ele ainda não pode nascer, pois é muito magrinho e ainda precisa continuar se desenvolvendo.
Tamanho do feto com 32 semanas de gestação
O tamanho do feto com 32 semanas de gestação é de aproximadamente 41 centímetros medidos da cabeça ao calcanhar e o seu peso é de cerca de 1,100 kg.
Alterações na mulher grávida de 32 semanas
As alterações na mulher com 32 semanas de gravidez incluem o aumento do umbigo que poderá ser notado até mesmo através das roupas, e o inchaço das pernas e dos pés, principalmente ao final do dia.
Para prevenir o inchaço, deve-se evitar o excesso de sal, colocar sempre que possível os pés para cima, evitar roupas e sapatos apertados, beber cerca de 2 litros de água por dia e fazer atividade física como caminhada ou ioga, para evitar o ganho de peso excessivo.
A partir destas semanas de gravidez, poderá ocorrer falta de ar com maior intensidade, pois o útero agora pressiona os pulmões. Além disso, pode também surgir uma linha escura que vai do umbigo à região íntima, que é causada por alterações hormonais. Porém, essa linha deverá tornar-se cada vez mais clara até que desapareça, geralmente nos primeiros meses após o parto.
Além disso, as cólicas podem começar a tornar-se cada vez mais frequentes, mas elas são uma espécie de treino para o trabalho de parto.