O desenvolvimento do bebê às 36 semanas de gestação, que são 8 meses de gravidez, está praticamente completo, mas ele ainda será considerado prematuro se nascer esta semana.
Apesar da maior parte dos bebês já estarem virados com a cabeça para baixo, alguns podem chegar as 36 semanas de gestação, e ainda estarem sentados. Neste caso, se o trabalho de parto começar e o bebê continuar sentado, o médico poderá tentar virar o bebê ou sugerir uma cesariana.
Desenvolvimento fetal
Em relação ao desenvolvimento do feto com 36 semanas de gestação, este apresenta uma pele mais lisa e já tem gordura suficiente depositada sob a pele para permitir a regulação da temperatura após o parto. Pode ainda haver alguma vérnix, as bochechas estão mais rechonchudas e a lanugem está desaparecendo aos poucos.
O bebê deverá ter a cabeça coberta por cabelos, e as sobrancelhas e os cílios estão completamente formados. Os músculos estão cada vez mais fortes, tem reações, memória e as células cerebrais continuam se desenvolvendo.
Os pulmões ainda estão em formação, e o bebê produz cerca de 600 ml de urina que é liberada no líquido amniótico. Quando o bebê está acordado, os olhos permanecem abertos, ele reage à luz e pica normalmente, mas apesar disso, passa a maior parte do tempo dormindo.
O nascimento do bebê está próximo e agora é hora de pensar na amamentação porque a única fonte de alimento nos primeiros 6 meses de vida deve ser o leite. O leite materno é o mais recomendado, mas na impossibilidade de oferecer este, existem fórmulas de leite artificial. A alimentação nesta fase é um fator muito importante para você e para o bebê.
Tamanho do feto com 36 semanas
O tamanho do feto com 36 semanas de gestação é de aproximadamente 47 centímetros medidos da cabeça ao calcanhar e o seu peso é de cerca de 2,8 kg.