Na 12ª semana de gestação, os órgãos do bebê já estão formados e começam a funcionar, mas continuam a se desenvolver e amadurecer até o final da gravidez. A medula óssea do bebê já produz células sanguíneas como os glóbulos brancos e vermelhos, e a glândula hipófise no cérebro começa a produzir hormônios que são responsáveis por regular outras glândulas do corpo do bebê.
Nesta fase da gestação, o bebê já consegue abrir a boca e bocejar, ter soluços e engolir, e se movimenta de forma ativa, mas ainda pode não ser percebido pela mulher. A placenta já está formada, e o cordão umbilical começa a crescer, tornando-se mais fino e alongado.
Durante essa semana, a barriga continua crescendo, o útero muda de posição, ocupando a parte da frente do abdômen, diminuindo um pouco a pressão sobre a bexiga, o que pode reduzir a vontade frequente de urinar. Além disso, o enjoo matinal e o cansaço excessivo também podem diminuir, mas podem surgir tontura ou sensibilidade nas gengivas.
Desenvolvimento do bebê
Na 12ª semana da gestação, a pele do feto é transparente, o cabelo começa a crescer e a maioria dos sistemas e órgãos do bebê já estão desenvolvidos, mas continuam a amadurecer até o final da gravidez. Além disso, os órgãos começam a desempenhar as suas funções.
Os ossos, incluindo o esqueleto, o crânio e os ossos longos, começam a ficar mais rígidos e a medula óssea começa a produzir as hemácias, que carregam oxigênio para os órgãos do bebê, e glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico.
A glândula hipófise, na base do cérebro, começa a produzir seus hormônios que controlam a função da maioria das outras glândulas. O intestino do feto que se estendia até o cordão umbilical, começa a se posicionar dentro do abdômen do bebê.
Nesta fase da gestação, a placenta já está completamente formada e produzindo hormônios até o final da gestação e, embora a mulher possa não sentir os movimentos, o bebê já é muito ativo e começa a abrir e fechar a boca e engolir líquido amniótico.
Tamanho do bebê
O tamanho do feto com 12 semanas de gestação é de 5 a 6 centímetros, sendo equivalente ao tamanho de uma ameixa.
Mudanças no corpo da mulher
Na 12ª semana de gravidez, a barriga continua aumentando de tamanho com o desenvolvimento do bebê, e o útero preenche toda a pelve, se projetando para a frente no espaço do abdômen, o que pode diminuir um pouco a pressão do útero sobre a bexiga e reduzir a vontade frequente de urinar. Os sintomas de enjoo matinal, cansaço excessivo e sensibilidade nos mamilos também podem começar a diminuir.
Nesta fase, devido aos hormônios da gravidez e aumento do volume de sangue no corpo, as gengivas podem ficar mais sensíveis, e podem até sangrar ao escovar os dentes ou passar o fio dental. Além disso, essas alterações hormonais, também podem causar um pouco de tontura.
Cuidados durante a 12ª semana
Na 12ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:
- Sensibilidade nas gengivas: deve-se usar uma escova de dentes macia e continuar escovando os dentes e passando o fio dental regularmente. Além disso, é recomendado consultar o dentista para avaliar a saúde da boca e dos dentes;
- Tontura: usar roupas largas, manter-se hidratada, evitar longos períodos em pé e lembrar-se de comer em intervalos curtos a cada 2 ou 3 horas podem ajudar a melhorar a tontura. Além disso, deve-se levantar lentamente depois de deitar ou sentar. No entanto, se a tontura não melhorar, ficar mais intensa ou se surgirem sintomas de dor abdominal ou sangramento vaginal, deve-se entrar em contato com o médico imediatamente.
Durante toda a gestação é importante seguir as recomendações médicas e continuar tomando o ácido fólico e/ou outros suplementos indicados pelo obstetra, e também evitar o uso de medicamentos por conta própria.