Você sabia que o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres?
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Diagnóstico precoce é fundamental para que as chances de cura da doença sejam quase totais.
O autoexame da mama NÃO substitui a mamografia.
O autoexame só detecta nódulos palpáveis e não substitui a mamografia, nem o ultrassom e nem o exame médico.
Quando o autoexame de mama pode ser feito?
Retire um momento a cada mês para cuidar de você. Uma dica para não se esquecer de fazer o autoexame mensalmente é utilizar o próprio ciclo menstrual como referência ou escolher um dia fixo por mês para analisar o seu corpo. Se preferir, agende o despertador do celular ou cole um post-it no espelho do banheiro para te lembrar da data certa. O importante é não esquecer!
E se você notar algo estranho na sua mama?
Se você sentir um nódulo nos seios ou alterações no formato, tamanho ou na pele é importante procurar um médico imediatamente. Agende sua consulta e compareça no horário marcado.
Qual será o próximo passo?
O profissional solicitará a realização de exames. Após realizá-los retorne ao médico.
E o que vai acontecer depois disso?
Caso o cisto que você perceber seja benigno, o médico deverá pedir um acompanhamento ao longo do tempo. Esse profissional é quem poderá analisar qual é a frequência necessária de feitura de exames e visitas ao consultório.
Em caso de câncer de mama, o médico a encaminhará para o tratamento mais adequado.
Não deixe de se colocar como prioridade e conte com a ajuda de ginecologistas e obstetras.
#OutubroRosa